Momento histórico! Apampesp reúne autoridades, dirigentes de Entidades e centenas de associados em Seminário Comemorativo aos 30 anos da Associação
Entre os dias 23 e 26 de setembro, a Apampesp vivenciou um momento inesquecível e escreveu algumas das páginas mais belas de sua história com a realização de um Seminário Comemorativo aos 30 Anos da Associação. Com o tema “Trés Décadas de Vivências Além da Sala de Aula”, o evento reuniu parlamentares, dirigentes de Entidades, dirigentes regionais, conselheiros e centenas de associados no Hotel Mantovani, em Águas de Lindóia, uma cidade pertencente ao Circuito das Águas Paulista, cravada na Serra da Mantiqueira.
No dia 23 de setembro, foi dada a largada na programação com a mesa de abertura intitulada “Um olhar para o futuro: Os desafios para o professor aposentado”. A celebração começou com a exibição de um vídeo institucional, enaltecendo alguns dos momentos mais marcantes da história da Apampesp: a criação da Entidade, as lutas políticas dos últimos anos, a quebra de barreiras com o reconhecimento nacional da atuação da Associação, os avanços na parte de infraestrutura e a reinvenção no modelo de trabalho.
Em seguida, foi composta a mesa oficial tendo a professora Walneide Romano, presidente da Apampesp, como anfitriã, e como convidados: Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP); José Gozze, presidente da PÚBLICA – Central do Servidor, FESPESP e ASSETJ; Edison Haubert, presidente do Instituto Mosap; Fábio Moraes, primeiro presidente da Apeoesp; Rosaura Almeida, presidente da Apase; Francisco Poli, presidente da Udemo; a deputada federal Luciene Cavalcante; o deputado estadual Carlos Giannazi; Julio Bonafonte, diretor jurídico da CNSP e integrante do corpo jurídico da Apampesp; e Mauro Rodrigues Pinto, 1º Secretário da CNSP e Secretário de Assuntos Legislativos da Aojesp.
Na sequência, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelo Coral Feminino da Apampesp de Presidente Prudente com participação do Coral Vozes Prudentinas.
Após o hino, os convidados especiais fizeram uso da palavra, enaltecendo a importância da Apampesp como Entidade atuante, comprometida e respeitada. Eles ainda relembraram momentos marcantes que já vivenciaram junto à Associação e destacaram o papel fundamental da Apampesp na defesa do professor aposentado.
Em um discurso poderoso e comovente, a professora Walneide traçou um apanhado preciso sobre as trés decadas da Apampesp. Confira o discurso da presidente da Apampesp:
É com profundo orgulho que me dirijo a vocês neste momento tão especial, em que celebramos os 30 anos de existência da Apampesp. Uma trajetória marcada por lutas árduas, mas também por conquistas significativas.
Não podemos deixar de reconhecer que os desafios para os professores aposentados do Estado de São Paulo se agravam a cada ano. Os governantes têm se mostrado cada vez mais cruéis com os servidores públicos aposentados, ignorando nossa história de dedicação e sacrifício. E, infelizmente, é sobre os professores que recai grande parte desse descaso. Como podem desconsiderar que a base de qualquer nação forte e desenvolvida está na Educação? E que nós, professores, somos a peça essencial nesse processo?
Apesar disso, me sinto honrada em estar à frente da Diretoria Executiva da Apampesp, em meu segundo mandato. Nossa Associação não apenas sobreviveu, mas se consolidou como uma Entidade respeitada por educadores, pela sociedade e por representantes políticos de diversas vertentes. Esse respeito é fruto de uma postura firme e combativa, que jamais se afastou de sua principal bandeira: o resgate da dignidade do professor aposentado.
Ao longo dos anos, nossa voz ressoou nas ruas, nas praças, em carreatas e passeatas, nas Câmaras Municipais, nas Audiências Públicas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e até nas galerias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Fizemos da nossa presença uma demonstração clara de que não aceitaremos a perda de direitos sem resistência. E, mais do que isso, mostramos que somos uma força capaz de enfrentar qualquer adversidade.
No entanto, essa jornada não é solitária. Enalteço aqui a dedicação de todos os colegas que, ao meu lado, aceitaram o desafio de lutar por soluções e defender os interesses dos professores aposentados e pensionistas. Agradeço também aos representantes das Entidades aqui presentes nesta cerimônia, incluindo um agradecimento especial aos colegas da Educação, incansáveis lutadores. Essa caminhada é resultado do trabalho conjunto de pessoas comprometidas, competentes e dispostas a contribuir com essa nobre missão.
Temos uma história rica e significativa até aqui. Fortalecemos o espírito de classe e, com isso, assumimos a responsabilidade de seguir em frente, unindo, renovando e crescendo. As conquistas obtidas são motivos de orgulho, mas não podemos nos acomodar. Precisamos avançar, consolidando o que já alcançamos e mirando novos horizontes.
Quero, neste momento, agradecer a professora Zilda Halben Guerra, Wally Lühmann e Rose Marie Bisaglia, o trio fundador, que junto a tantos outros professores ergueram a base desta Entidade, a todas as nossas Dirigentes Regionais do passado e do presente, aos nossos Conselheiros. Reafirmo meu compromisso com essa luta e expresso minha profunda gratidão a todos que têm caminhado ao nosso lado, dedicando seu tempo e energia a mais justa e a mais nobre de todas as causas que é defender quem faz a Educação.
A luta é de todos nós! E que possamos, hoje, celebrar não apenas o que conquistamos, mas também a força de estarmos exatamente onde escolhemos estar: juntos e determinados a continuar fazendo a diferença.
Após o discurso, a professora Walneide Romano homenageou uma figura de extrema importância para a Apampesp, o advogado Dr. Julio Bonafonte, que foi agraciado com a Placa de Associado Benemérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Associação durante grande parte desses 30 anos.
A cerimônia de abertura foi encerrada com um momento de reconhecimento e de homenagem às Dirigentes que já se foram deixando uma valiosa contribuição para a história da Associação, entre elas, as professoras Yeda Moraes Gomes, Hilda Rodrigues do Tanque e Nair Moro. O minuto de silêncio foi substituído por um minuto de aplausos, com todos de pé, cristalizando as bodas de pérola de uma noite memorável.
No decorrer desta semana, publicaremos outros momentos importantes do Seminário. Acompanhe no nosso site e nas nossas redes sociais.