Eventos comemorativos pelos 30 anos da Apampesp geram onda de repercussão positiva entre associados da Entidade
Os dias 17 e 18 de outubro de 2024 ficarão marcados na história da Apampesp como momentos de celebração e reconhecimento, não só pela importância da Entidade, mas também pela atuação incansável de sua presidente, a professora Walneide Romano. A entrega do título de Cidadã Paulistana pela Câmara Municipal de São Paulo e a Sessão Solene em Homenagem aos 30 anos da Apampesp na Assembleia Legislativa do Estado geraram uma onda de manifestações de carinho e reconhecimento entre os associados, que fizeram questão de expressar seu apoio e gratidão. A participação na Sessão Solene em homenagem ao Dia do Servidor Público, realizada no dia 29 de outubro na Câmara dos Deputados, em Brasília, serviu para engrossar o coro.
Jamile Abdalla Monaco, associada de Ribeirão Preto, escreveu: “Prezados(as) colegas associados da Apampesp, estamos gratos(as) com as inúmeras homenagens que têm sido feitas à nossa GLORIOSA Dirigente, Prof. Walneide Romano, pela sua dedicação e incansável luta em benefício dos professores aposentados do Ensino Público do Estado de SP. SUA RESPONSABILIDADE e COMPROMISSO com essa ENTIDADE nos levam a aplaudir sua atitude e colocar as mãos em atitude de oração, pedindo ao SENHOR DEUS que lhe conceda Saúde, Discernimento e Sabedoria.”
A força das palavras de Jamile é reforçada por outras demonstrações de apreço, como a da associada Sílvia Zara: “Ela não só nos representa, ela nos enche de orgulho!!!”. A professora Sônia Zanoni acrescentou com entusiasmo: “Linda homenagem, e a Wal é muito especial e querida!”.
A professora Maria de Fátima Barbosa destacou o caráter de liderança da presidente: “Parabéns a Walneide, que ouviu o chamado para buscar justiça para sua classe!”, enquanto Rita de Cássia Nespoli Damasceno demonstrou seu apreço: “Li e gostei de saber mais um pouco da nossa presidenta!”.
Conterrâneos de Presidente Bernardes, cidade de origem de Walneide Romano, também manifestaram sua admiração: “Para o povo de Bernardes reconhecer e aplaudir de pé, Walneide Durango, sim, senhor! Uma mulher negra, com muito orgulho, e que honra suas origens“.
Os eventos de outubro não foram apenas celebrações formais; eles simbolizaram um marco na trajetória da Apampesp e reforçaram o espírito de pertencimento entre os associados, que veem na professora Walneide uma líder capaz de fazer a diferença. Como bem disse a professora Jamile, “Que ela seja contemplada com as bênçãos divinas e os louros pelo seu incansável empenho.”
Veja abaixo uma homenagem feita pela conselheira da Apampesp, professora Cícera Barbosa, e publicada no jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, a respeito da professora Walneide Romano: