História
Em 1988, o então Governador Orestes Quércia instituiu uma política de gratificações destinada exclusivamente aos professores da ativa, discriminando o professor aposentado. Por acreditar que tal política estabelecia um tratamento desigual e injusto entre ativos e aposentados, um grupo de professores idealistas de São Paulo iniciou uma luta para restabelecer o respeito e a dignidade desses Profissionais de Ensino.
Além de se reunir para pôr em pauta as reivindicações da categoria, o grupo partiu para ações concretas. Com garra e determinação, os professores aposentados começaram a luta na Assembleia Legislativa, cobrando a Deputados da Comissão de Educação apoio às reivindicações. Entidades representativas do Magistério também foram visitadas, em busca de um trabalho conjunto. Pelo Interior do Estado, associações locais foram convidadas a se reunir e fortalecer o movimento surgido na capital.
Foi no dia 18 de outubro de 1994, durante uma Assembleia Geral de Professores Aposentados realizada na cidade de Ribeirão Preto, com profissionais de todo o Estado, que o grupo decidiu oficializar a criação da própria Entidade de classe, dando origem à Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo.
Em 2018, prestes a completar 24 anos de existência e mais jovem do que nunca, a Apampesp é uma realidade, com uma Sede Central na Capital paulista; Sedes Regionais nas cidades de Adamantina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo e São José do Rio Preto; e Escritórios Regionais em Botucatu, Franca, Ituverava, Santos e Socorro. Juntas, elas incorporam um time de mais de 20 mil associados em todo o Estado.
Com um corpo associativo fortalecido e um Departamento Jurídico atuante, além da luta na esfera estadual, a Apampesp deixa a sua marca como participante ativa da Comissão Consultiva Mista do Iamspe, em defesa da saúde do Professor Aposentado. A Entidade também se destaca pela presença marcante em Brasília, onde acompanha de perto a movimentação de projetos que envolvem o Aposentado do Magistério Público.
Durante mais de duas décadas de existência, a marca da Associação tem sido a luta e a persistência pela recuperação do respeito e da dignidade do Professor Aposentado.
É a Apampesp sempre forte, vigilante e pronta para a luta!